PhD., Educacional Psychology, Instituto de Educação da Universidade do Minho (1999)
MSc, Educational Psychology, Faculdade de Letras da Universidade do Porto(1990)
Lic., Psychology, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
(1987)
Assistent Professor, Instituto de Educação, Universidade do Minho;
Efective member of the Cied (Centro de Investigação em Educação; Universidade do Minho)
Colaboration in CIEC -10% (Centro de Investigação em Estudos da Criança; Universidade do
Minho)
Major research interests
Creativity (concept; representations; assessment; promotion) in educational context
Cognition in educational context
Developmental Psychology
Representative publications
Morais, M. F. (2001). Definição e avaliação da criatividade: Contributos da perspectiva cogntiiva.
Braga: Universidade do Minho.
Morais, M. F. & Almeida, L.& Maia, J. (2002). Criatividade e cognição: Diferenciação de desempenhos
criativos extremos. Revista Galaico-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion, 6(8), 153 – 170.
Morais, M. F. (2004). Creativity and cognition: Differentiation of extreme creative performances.
Creativity and Cultural Diversity Monogaphs. Leeds: Creativity Center Educational Trust.
Morais, M. F. (2004). Avaliar criatividade. A utilização de produtos criativos em contexto educativo.
Encontro: Revista de Psicologia, 8 (9). 66 – 77 (Brasil).
Morais, M. F. (2006) (2ª Ed) Prova de resolução de problemas por insight. In M. Gonçalves. et al.
(Orgs.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa. Coimbra:
Quarteto.
Morais, M. F. (2007), La creatividad en las palabras de inventores portugueses: Identificacion de
características de personalidad y de recorridos de vida. Creatividad y Sociedad, 10, 54 – 77.
Morais, M. F. & Azevedo, M. I. (2008). Criatividade em contexto escolar: Representações de
professores dos professores dos Eninos Básico e Secundário (pp. 157 – 196). In M. F. Morais & S.
Bahia (Orgs.), Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção. Braga: Psiquilíbrios
Morais, M. F. & Azevedo, I. (2009). Avaliação da criatividade como um contexto delicado: revisão de
metodologias e problemáticas. Revista Avaliação Psicológica, 8 (1).1-15
Almeida,L. Morais, M. F. & Ramalho, V (2009). Programa de Promoção Cognitiva- Actividades de
treino cognitivo na adolescência. Braga: Psiquilíbrios (5ª edição revista)
Morais, M. F., Almeida, L & Azevedo, I. & Necka, E (2009). Cognitive dimensions of creativity:
What makes the difference between creative and non creative university students? Polish Psychological
Bulletin, 40 (2), 55-61 (publicado em Setembro de 2010)
Morais, M. F. & Azevedo, I (2011). What is a creative teacher and what is a creative pupil?
Perceptions of teachers. Procedia- Social and behavioral sciences, 12, 330-339
Primi, R, Nakano, T. Morais, M. F. Almeida, L & David, A. (2011). Testes de Torrance: Estrutura
factorial em amostras portuguesas. Estudos de Psicologia (no prelo) (Brasil)
David, A.P.,Nakano, T., Morais, M. F. & Primi, R. (2011). Competências criativas no Ensino Superior.
In S. Wechsler, S. & T. Nakano (Orgs.), Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva
internacional (pp. 14 – 53). S. Paulo: Vetor Editora
Morais, M. F. & Azevedo, I. (2011). Escutando os professores portugueses acerca da criatividade:
alguns resultados e reflexões sobre a sua formação. In S. Wechsler, S. & T. Nakano (Orgs.),
Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva internacional (pp.140 – 179). S. Paulo: Vetor Editora
Memberships
1997/2000 – Membro da associação internacional Creativity´s Gobal Correspondents.
1999/… – Membro Honorário da AEDC (Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade).
1999/2009 – Associada da Casa do Professor de Braga.
1999/… – Membro da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).
2003/2009 – Membro Comissão Científica da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da
Inteligência Emocional.
2004/… – Membro do Comissão Científica do Grupo IACAT – Instituto Avanzado de Creatividad Total
(Espanha)
2009/… – Membro da Comissão Científica do Torrance Center Portugal
2010/… – Membro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS)
Fátima Morais
PhD., Educacional Psychology, Instituto de Educação da Universidade do Minho (1999)
MSc, Educational Psychology, Faculdade de Letras da Universidade do Porto(1990)
Lic., Psychology, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (1987)
Assistent Professor, Instituto de Educação, Universidade do Minho;
Efective member of the Cied (Centro de Investigação em Educação; Universidade do Minho)
Colaboration in CIEC -10% (Centro de Investigação em Estudos da Criança; Universidade do Minho)
Major research interests
Creativity (concept; representations; assessment; promotion) in educational context
Cognition in educational context
Developmental Psychology
Representative publications
Memberships