*/ ?>

Fátima Morais

  • Fátima Morais

    PhD., Educacional Psychology, Instituto de Educação da Universidade do Minho (1999)
    MSc, Educational Psychology, Faculdade de Letras da Universidade do Porto(1990)
    Lic., Psychology, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (1987)
    Assistent Professor, Instituto de Educação, Universidade do Minho;
    Efective member of the Cied (Centro de Investigação em Educação; Universidade do Minho)
    Colaboration in CIEC -10% (Centro de Investigação em Estudos da Criança; Universidade do Minho)

    Major research interests
    Creativity (concept; representations; assessment; promotion) in educational context
    Cognition in educational context
    Developmental Psychology

    Representative publications

    • Morais, M. F. (2001). Definição e avaliação da criatividade: Contributos da perspectiva cogntiiva.
    • Braga: Universidade do Minho.
    • Morais, M. F. & Almeida, L.& Maia, J. (2002). Criatividade e cognição: Diferenciação de desempenhos criativos extremos. Revista Galaico-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion, 6(8), 153 – 170.
    • Morais, M. F. (2004). Creativity and cognition: Differentiation of extreme creative performances. Creativity and Cultural Diversity Monogaphs. Leeds: Creativity Center Educational Trust.
    • Morais, M. F. (2004). Avaliar criatividade. A utilização de produtos criativos em contexto educativo. Encontro: Revista de Psicologia, 8 (9). 66 – 77 (Brasil).
    • Morais, M. F. (2006) (2ª Ed) Prova de resolução de problemas por insight. In M. Gonçalves. et al. (Orgs.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa. Coimbra: Quarteto.
    • Morais, M. F. (2007), La creatividad en las palabras de inventores portugueses: Identificacion de características de personalidad y de recorridos de vida. Creatividad y Sociedad, 10, 54 – 77.
    • Morais, M. F. & Azevedo, M. I. (2008). Criatividade em contexto escolar: Representações de professores dos professores dos Eninos Básico e Secundário (pp. 157 – 196). In M. F. Morais & S. Bahia (Orgs.), Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção. Braga: Psiquilíbrios
    • Morais, M. F. & Azevedo, I. (2009). Avaliação da criatividade como um contexto delicado: revisão de metodologias e problemáticas. Revista Avaliação Psicológica, 8 (1).1-15
    • Almeida,L. Morais, M. F. & Ramalho, V (2009). Programa de Promoção Cognitiva- Actividades de treino cognitivo na adolescência. Braga: Psiquilíbrios (5ª edição revista)
    • Morais, M. F., Almeida, L & Azevedo, I. & Necka, E (2009). Cognitive dimensions of creativity: What makes the difference between creative and non creative university students? Polish Psychological Bulletin, 40 (2), 55-61 (publicado em Setembro de 2010)
    • Morais, M. F. & Azevedo, I (2011). What is a creative teacher and what is a creative pupil? Perceptions of teachers. Procedia- Social and behavioral sciences, 12, 330-339
    • Primi, R, Nakano, T. Morais, M. F. Almeida, L & David, A. (2011). Testes de Torrance: Estrutura factorial em amostras portuguesas. Estudos de Psicologia (no prelo) (Brasil)
    • David, A.P.,Nakano, T., Morais, M. F. & Primi, R. (2011). Competências criativas no Ensino Superior. In S. Wechsler, S. & T. Nakano (Orgs.), Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva internacional (pp. 14 – 53). S. Paulo: Vetor Editora
    • Morais, M. F. & Azevedo, I. (2011). Escutando os professores portugueses acerca da criatividade: alguns resultados e reflexões sobre a sua formação. In S. Wechsler, S. & T. Nakano (Orgs.), Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva internacional (pp.140 – 179). S. Paulo: Vetor Editora

    Memberships

    • 1997/2000 – Membro da associação internacional Creativity´s Gobal Correspondents.
    • 1999/… – Membro Honorário da AEDC (Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade).
    • 1999/2009 – Associada da Casa do Professor de Braga.
    • 1999/… – Membro da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).
    • 2003/2009 – Membro Comissão Científica da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional.
    • 2004/… – Membro do Comissão Científica do Grupo IACAT – Instituto Avanzado de Creatividad Total (Espanha)
    • 2009/… – Membro da Comissão Científica do Torrance Center Portugal
    • 2010/… – Membro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS)