*/ ?>

Publicações

Capítulos de livros

  • Almeida, M. L. (2007a). Estudos Portugueses com o Inventário dos Valores de Vida. In M. Córdoba & J. C. Rosales (Org.). Psicologia Social. Perspectivas e Aportaciones hacia um mundo possible (pp. 320-330). México: Amapsi.

  • Almeida, M. L. (2007b). O Inventário dos Valores de Vida. In M. R. Simões, C. Machado, M. M. Gonçalves & M. L. Almeida (Coords.), Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (pp.169-187). Coimbra: Quarteto.

  • Almeida, M. L., & Fraga, S. (2004). Os valores em estudantes do 12ºano de escolaridade: estudos com o Life Values Inventory (LVI). In M.C.Taveira, H. Coelho, H. Oliveira & J. Leonardo (Coords.). DesenvolvimentoVocacional ao Longo da vida : Fundamentos, Princípios e Orientações (pp. 269-276). Coimbra: Almedina.

  • Almeida, M. L., Faustino, R., & Pinto, H. R. (2001). Estudos com a GATB no Ensino Superior, In H. R. Pinto (Org.), Testes de Aptidões GATB, Coimbra: Imprensa da Universidade.

  • Almeida, M. L., Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (in press). Assessing Creativity: The Test for Creative Thinking- Drawing Production (TCT-DP). The Concept, Application, Evaluation and Portuguese Studies. In D. Chadee & A. Kostic. Research in Social Psychology.

  • Almeida, M. L., Pacheco, S., & Pinto, H. R. (2001). Estudos com a GATB na TAP Air Portugal, in H. R. Pinto, Testes de Aptidões GATB, Coimbra, Imprensa da Universidade.

  • Bahia, S., & Ibérico Nogueira, S. (2005). Entre a teoria e a prática da criatividade. In G. Miranda & S. Bahia (Eds). Temas de Psicologia Educacional: Temas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Ensino. (pp. 333-362). Lisboa: Relógio D’Água Editores.
  • Brown, D.; Crace, K., & Almeida, M. L. (2006). A culturally sensitive, values-based approach to career counselling. In A. J. Palmo, W. J. Weikel & D. P. Borsos (Eds), Foudations of Mental Health Counseling (pp.39-56). Springfield, IL: Charles C. Thomas.

  • Ibérico Nogueira, S. (2008). Gostam das minhas ideias?. In A. Candeias & L. Almeida (Coord.). Inteligência Humana (pp. 521-530). Coimbra: Quarteto.

  • Ibérico Nogueira, S. (2007). (In) Visível ou (In) Existente? À Procura da Sobredotação. In P. Sargento dos Santos (Org.). Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento (pp. 85-107). Lisboa: Climepsi.

  • Ibérico Nogueira, S. (2007). (RE) Pensar a sobredotação. A necessária excelência no funcionamento? In M. Córdoba & J. C. Rosales (Org.). Psicologia Social. Perspectivas e Aportaciones hacia um mundo possible (pp. 320-330). México: Amapsi.

  • Ibérico Nogueira, S. (2006). Sobredotação: Para além da excelência no funcionamento. In A. Tostões, E. Arantes de Oliveira, J. Pinto Paixão & P. Magalhães (Org). Encontro de saberes: Três Gerações de Bolseiros da Gulbenkian. Comemoração dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian (pp. 41-65). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Artigos em Revistas Internacionais

  • Almeida, M. L., & Barros, A. (2005). College students values: a study relating WIS Values Scale and LVI – Life Values Inventory, Actas da Conferência Internacional da Associação Internacional de Orientação Escolar e Profissional. Lisboa: Reitoria da Universidade de Lisboa.

  • Almeida, M. L., & Lopes, (2005). The Importance of Values on Career Development: A Study with Portuguese Workers, Actas da Conferência Internacional da Associação Internacional de Orientação Escolar e Profissional. Lisboa: Reitoria da Universidade de Lisboa.

  • Almeida, M. L., & Pinto, H. R. (2005). Life Values Inventory (LVI): Studies with Higher Education Students. FEDORA Publications, 191-203.

  • Almeida, M. L., & Pinto, H. R. (2004). Life Values Inventory (LVI): Portuguese Adaptation Studies. Canadian Journal of Career Counselling, 3(1), 28-34.

  • Almeida, M. L., & Pinto, H. R. (2000). Modelos teóricos em orientação da carreira: o modelo de John Krumboltz. Actas do Congresso Internacional Interfaces da Psicologia. Universidade de Évora.

  • Almeida, M. L., & Tavares, P. (2009). Valores de Vida em Estudantes Universitários de Cursos Tecnológicos e de Humanidades. Avaliação Psicológica, 8 (2), 153-168.

  • Almeida, L., Barbosa, V., & Ibérico Nogueira, S. (2007). A Criatividade em Estudantes Universitários- a avaliação com o Test for Creative Thinking – Drawing production (TCT – DP), Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía. A Coruña: Universidade A Coruña, 19 -21 de Setembro.

  • Almeida, L., Correia, D., & Ibérico Nogueira, S. (2007). Níveis de criatividade dos professores do ensino secundário- a avaliação com o Test for Creative Thninking – Drawing production (TCT – DP), Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía. A Coruña: Universidade A Coruña, 19 -21 de Setembro.

  • Almeida, L., Ibérico Nogueira, S., & Silva, J. (2009). Propensão para inovar e criatividade. Um estudo com adultos trabalhadores portugueses. Revista de Psicologia da Vector Editora, 9 (2), 183-196.

  • Bahia, S., & Ibérico Nogueira, S. (2006). Dez vezes duas avaliações da criatividade. Rev. Electrónica Recre@rte, 6 (Dez) ISSN: 1699-1834.

  • Bahia, S., & Ibérico Nogueira, S. (2006) “A criatividade emerge na adolescência?”, Actas do III Congresso Hispano – Português de Psicologia, Lisboa: FPCE, 22-25 de Setembro, 2005. Bahia, S., & Ibérico Nogueira, S. (2005). A criatividade dos estudantes universitários: como difere com a área de conhecimento. Actas do II Congresso Hispano -Português de Psicologia, Lisboa: FPCE. 22-25 de Setembro de 2004. Disponível em Revista Electrónica Iberpsicologia. http://fs-morente.filos.ucm.es/publicaciones/iberpsicologia/lisboa/bahia/bahia.htm

  • Bahia, S., & Ibérico Nogueira, S. (2005). A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?

  • Rev.Electrónica Recrearte,3(Junio). http://www.iacat.com/revista/recrearte 03.htm

  • Ibérico Nogueira, S. (no prelo). Serendipidade: Para além da intuição. Rev. Electrónica Recre@rte,

  • Ibérico Nogueira, S. (2000). Les relations réciproques d’amitié comme facteur de développement socio-cognitif. In SRED (Ed.), Les actes du Colloque Constructivismes: usages et perspectives en éducation (p.146-153). Genève: SRED, Université de Genève.

  • Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (2005). Quente ou frio? O clima de criatividade nos Programas de Enriquecimento, Rev. Electrónica Recre@rte, 4 (Dez) ISSN: 1699-1834 http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte04.htm

  • Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (2004). Torrance: teste a qual criatividade? Uma reflexão sobre a evolução diferencial de cada uma das criatividades. Sobredotação, 5, 39-58.

  • Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (2004). Una visao criti-constructiva da avaliação da criatividade. A possível avaliação de alguma criatividade: Dos sujeitos? Ou de quem avalia? . Rev. Electrónica Recrearte, 2 (Dez). http://www.iacat.com/revista/recrearte 02.htm


Artigos em Revistas Nacionais

  • Almeida, M. L. (2005). Life Values Inventory (LVI): Um Estudo com Mulheres Portuguesas. Análise Psicológica, 23, 187-199.

  • Almeida, M. L., & Brito, A. (no prelo). Valores de Vida no Desempenho dos Diferentes Papéis em Adultos Trabalhadores. Revista Lusófona de Psicologia.

  • Almeida, M. L., & Ibérico Nogueira, S. (no prelo). Estudo Preliminar do Teste Test for Creative Thinking – Drawing Production (TCT – DP). Psicológica, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

  • Almeida, M. L., & Lopes, (2004). O Inventário dos Valores de Vida (LVI): Estudos com Adultos Trabalhadores. Revista do Comportamento Organizacional e Gestão,10 (2),189-206.

  • Ibérico Nogueira, S. (2006). A sobredotação e o génio. Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento: Criatividade. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

  • Ibérico Nogueira, S. (2005). (Re) Pensar a sobredotação. Revista com o Plano de Formação 2005, do Centro de Formação Contínua de Professores de Cascais, 27-32.

  • Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (2006). A avaliação da criatividade: ou a necessária criatividade na avaliação? Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento: Criatividade. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

  • Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (2004). Torrance: teste a qual criatividade? Uma reflexão sobre a evolução diferencial de cada uma das criatividades. Sobredotação, 5, 39-58.