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Maria Filomena Gaspar

  • Author

    Doutoramento em Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1999)
    Mestrado em Ciências da Educação – Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1990)
    Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1986)
    Professor Auxiliar, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
    Coordenador do Centro de Psicopedagogia (Unidade de Investigação da FCT) (1999-2000);
    Investigador Responsável do Projecto PTDC/PSI-PED/102556/2008 “Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares”.
    Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
    Formador certificado no programa parental Incredible Years-Basic e formador do programa Incredible Years Teachers

    Principais interesses de investigação
    Educação Familiar (concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de diferentes tipos de educação e apoio parental)
    Programas de Educação Parental Baseados em Evidência
    Promoção do bem-estar e prevenção do comportamento anti-social e de problemas de comportamento na infância
    Políticas para a família

    Publicações mais relevantes

    • Laranjeira, R., Gaspar, M. (2008). O envolvimento da família no jardim de infância: As perspectivas dos pais em Portugal. In C. Guimarães & A. Ribeiro (Eds.). Gestão educacional: Questões contemporâneas (pp.213-236). S. Paulo: Junqueira & Marin.
    • Gaspar, M., & Seabra-Santos, M. (2008). First results from the translation, implementation and researching of the Webster-Stratton Incredible Years Basic Parenting Programme in Portugal. In C. Canali, T. Vecchiato & J. Whittaker (Eds.). Assessing the “Evidence-base” of Intervention for Vulnerable Children and their Families (pp.115-117). Padova: Fondazione Emanuela Zancan onlus.
    • Seabra-Santos, M., & Gaspar, M. (2008). The Webster-Stratton Incredible Years (IY) Basic Parenting Programme: Parental satisfaction in a community group of Portuguese parents. In C. Canali, T. Vecchiato & J. Whittaker (Eds.). Assessing the “Evidence-base” of Intervention for Vulnerable Children and their Families (pp.571-573). Padova: Fondazione Emanuela Zancan onlus.
    • Cabral, A., Ferreira, A., Santos, J., Gaspar, M., Silva, P., & Eufrázia, R. (2009/2010). Uma aventura no mundo da família. Gouveia: Edições GAF.
    • Veisson, M., Einarsdóttir, J., Garõarsdóttir, B., Gaspar, M., Hujala, E., & Suur, S. (2010). A cross-cultural qualitative study on parent-teacher partnerships in child care in Estonia, Finland, Iceland and Portugal. In J. Mikk, M. Veisson & P. Luik (Eds.). Estonian Studies in Education. Vol.2 (pp. 31-52). Frankfurt: Peter Lang.
    • Azevedo, A., Seabra-Santos, M.J., Gaspar, M.F., & Carvalho Homem, T. (2010). The “Incredible Years parent Training Programme” in families of preschol children with disruptive behavior symptoms: Does it work? Preliminary data with a clinical Portuguese sample. In E.J. Knorth, M. E., Kalverboer & J. Knot-Dickscheit (Eds.). Inside Out – How interventions in child and family care work: An international source book (pp.147-149). Antwerp – Apeldoorn: Garant Publishers.
    • Marzocchi, G., Capron, C., Di Pietro, M., Tauleria, E., Duyme, M., Frigerio, A., Gaspar, M., Hamilton, H., Pithon, G., Simões, A., & Thérond, C. (2004). The use of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) in the Southern European countries. European Child an Adolescent Psychiatry (Suppl 2), 13, 40-46. [citado por 16: ISI Web; citado por 27 Google Scholar] [Isi Web Impact Factor = 2.38]
    • Alarcão, M., & Gaspar, M. (2007). Imprevisibilidade familiar e suas implicações no desenvolvimento individual e familiar. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, 17 (36), 89-102. [citado por 2: Google Scholar] [Qualis: B1]
    • Hujala, E., Turja, L., Gaspar, M., Veisson, M., & Waniganayake, M. (2009).Perspectives of early childhood teachers on parent-teacher partnerships in five European countries. European Early Childhood Education Research Journal, 17 (1), 57-76. [citado por 2: ISI Web; citado por 2 Google Scholar] [Isi Web Impact Factor = 0.40]
    • Jerónimo, A., Sequeira, J., & Gaspar, M. (2010). A mudança narrativa em grupos de educação parental/Narrative change in group based parenting education. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD, Revista de Psicologia, 1 (1), pp. 371-379.
    • Seabra-Santos, M., & Gaspar, M. (in press). Pais, educadores e testes: Estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?”. Psicologia: Reflexão e Crítica. (a publicar no vol. 25, 3, de 2012). [Qualis: A1]
    • Almeida, A., Abreu-Lima, I., Cruz, O., Gaspar, M., Brandão, T., Alarcão, M., Santos, M., & Machado, J. (in press). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology (aceite para publicação). [Isi Web Impact Factor = 1.18; Qualis = A1]

    Colaboração com outros investigadores
    Carolyn Webster-Stratton (Professor) (Incredible Years; Seattle; USA)
    Judy Hutchings (Professor) (Incredible Years Wales; Bangor; UK)
    Don Gordon (Professor) (Parenting Wisely; Family Works; Oregon; USA)
    Frances Gardner (Professor) (Centre for Evidence Based Intervention University of Oxford, Department of Social Policy and Social Work, University of Oxford, UK)
    Isabelle Roskam (Professor) (Faculté de Psychologie et des Sciences de L’Éducation, IPSY, Université Catholique de Louvain)

    Membro de Associações
    Grupo de Investigação: Família, Saúde e Justiça da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Edu­ca­ção da Universidade de Coimbra,
    So­cie­da­de Portuguesa de Ciências da Educação.
    European Early Childhood Education Research Association
    Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)
    Association internationale de Formation et de Recherche en éducation Familiale (AIFREF)
    Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar